terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Memórias póstumas de Brás Cubas

Memórias póstumas  de Brás Cubas 

Resumo de Obras Literárias
Memórias póstumas de Brás Cubas
Machado de Assis

Sinopse
Publicado em 1881, Memórias póstumas de Brás Cubas é um romance de ruptura, tanto em relação à produção anterior de Machado quanto em relação à tradição do romance como um todo. Marca o início do Realismo entre nós, segundo a periodologia literária, embora pratique um realismo muito peculiar, como se verá ao longo da análise e da interpretação do livro. Nele consolida-se a “nova maneira” de Machado e afirma-se a sua tão falada “genialidade”. Essa nova maneira está caracterizada por um estilo de digressões, de comentários maliciosos em torno dos raros fatos relatados e, sobretudo, por uma arte de narrar que é ao mesmo tempo uma técnica de despistamento do leitor. No entanto, o próprio Machado nos advertirá para a necessidade de considerar que sua obra anterior já traz em si os elementos essenciais de sua obra madura: “O que você chama a minha segunda maneira, naturalmente me é mais aceita e cabal que a anterior, mas é doce achar quem se lembre, quem a penetre e desculpe, e até chegue a achar nela algumas raízes de meus arbustos de hoje”, dizia Machado em carta ao crítico e amigo José Veríssimo.
Narrado em primeira pessoa, por um narrador-personagem, o romance desfia a história de Brás Cubas, um defunto que, para distrair-se no tédio da vida além-túmulo, resolve relembrar os fatos de sua vida aquémtúmulo. Nessa história, o narrador devassa sua intimidade e a de seus convivas, revelando o lado oculto de suas personalidades, suas vaidades e seus fingimentos. Recorda sua juventude com a amante Marcela, que o amou “durante quinze meses e onze contos de réis”; suas ambições e seu romance clandestino com Virgília, esposa de Lobo Neves, rival no amor e na política. Recorda a teoria do Humanitismo e a figura de seu criador, o filósofo e maluco Quincas Borba.
A partir desse romance será preciso lê-lo de maneira cada vez mais desconfiada, se se quiser captar o sentido profundo de suas histórias.
No aspecto formal mais imediatamente perceptível, isto é, na forma aparente, Memórias póstumas está caracterizado por ser um romance de 160 capítulos, bastante desiguais quanto à sua extensão, e pelo andamento predominantemente reflexivo do texto.

Baixe o pdf do resumo completo! Totalmente grátis, disponibilizado no OneDrive.
---> Memórias póstumas de Brás Cubas


Gostou ? Deixe seu comentário !
Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário